Meu Lixo… Meu Excesso… Meu Consumo

Lixo…

O que reciclamos?
Tudo o que não é orgânico – jornal, embalagens de tudo (bolacha, pasta de dente, sabonete), latas, garrafas etc… Essa semana em especial, dei uma geral no meu quarto e tirei uma sacola cheia de papel… coisas inúteis que ficam apenas ocupando espaço…

O que jogamos fora?
Lixo orgânico (restos de comida)

O que reaproveitamos?
Casca de frutas e casca de ovo = usamos como adubo… Também usamos como adubo pó de café e com o filtro, fazemos artesanato… isso mesmo, artesanato.

Há alguns anos a prefeitura instalou aqui na região de Interlagos, uma central de triagem, desde então todas as quintas-feiras o caminhão da coleta passa e recolhe o “lixo” reciclado do pessoal do bairro… a população aqui do bairro aderiu muito bem a essa iniciativa. =D

Excesso…
Eu sempre faço limpeza no guarda-roupa… e minha mãe, sempre fica encarregada de redirecionar a “catação”. Bom, como a minha última “rapa” faz pouco tempo resolvi pedir um apoio para a família!
Mamãe, papai e meu irmão…
Roupas e calçados… vamos juntar tudo… e dessa vez eu me comprometi em redirecionar.
(era pra ter um vídeo aqui, mas o mesmo não estava mais na maquina, após ela voltar de viagem) – salve seus arquivos no pc, antes de emprestar sua maquina =(
Enfim, deixe me contar pra quem eu redirecionei meus excessos.
Mazé, essa é a mulher! Guerreira.
Mazé, trabalha em um salão de cabelereiro a mais de 17 anos, é casada, tem 3 filhos, 1 neta e adora uma cervejinha. Divertidissima, o tipo de pessoa que ri pra não chorar e te faz chorar de tanto rir. Mora no jardim Iporanga (extremo sul de sampa). Ela é a representação de uma lider comunitária, apesar de não se ver assim em momento algum, pra ela ajudar é uma coisa natural e obvio…
Quando cheguei no salão pra entregar as coisas pra ela fui recebida da seguinte maneira: “fez muito bem em lembrar de mim, pode deixar tudo ai que eu levo pro pessoal da comunidade”. Passamos a manhã inteirinha conversando, falando da vida, tomamos café e rimos muito.
Obrigada, Mazé! Quem tem que te agradecer sou eu.

Consumo…
Economizei dinheiro! Durante toda essa semana eu levei marmita pro serviço… economizei aproximadamente uns R$65,00… (adoreiiii… vai virar rotina).
Em casa, tudo é economizado… luz, água, telefone…
Banho: 7 minuto por pessoa, no máximo… se ficar mais que isso… a água fica fria! Papai desliga a chave…
Luz: tudo fica desligado… televisão só é ligada a noite… assim como os computadores. (TV só uma, computador dois)…tudo racionadíssimo!
Telefone: só em casos emergenciais (papai pega no pé, mesmo).
Carro: só para lugares longes, ou quando vão fazer comprar… Pra tudo – bicicleta! Transporte limpo… ótimo porque também economizamos condução… aqui em Sampa tá caro!

reciclagem lá no escritório (aqui não tem caminhão de coleta seletiva)… levamos de 15 em 15 dias no pão de açucar, trabalho na região do Broklin aqui em sampa.

2 pensamentos sobre “Meu Lixo… Meu Excesso… Meu Consumo

  1. Menina da Terra!

    sabe o que me deixa sempre muito bem? essa curiosidade de ver o que você vai fazer aí pra frente, porque eu sei que há de ser algo maravilhoso!

    sem pressa… tudo tem seu tempo. tempo para ser da melhor forma que tem que ser.

    te aguardo e te desejo muita luz!

    beijo grande querida!

  2. Pingback: Os números de 2010 « Sal da Terra – GSA 2011

Deixe uma Resposta

